22 de julho de 2021

O simples da Logística

Gustavo Delgado

Estamos tão acostumados a falar e ler sobre temas atuais, complexos, importantes da logística, tais como: Last Mile, KPI, Logística por Drone, Logistica 4.0, entre outros, que temos nos esquecido da logística simples, da logística para o pequeno empreendedor, da logística para nossa casa, para todo e qualquer negócio, quer seja na área de saúde ou até de direito… 

Em situações como a que estamos vivendo hoje será que não cabe revisitarmos estas perguntas e pensamentos: como a logística nos impacta no nosso dia a dia? Como ela pode alavancar nosso negócio? Como podemos fazer uma melhor gestão dos nossos ativos? Como podemos simplificar processos e ganhar mais tempo na nossa rotina diária? Como a logística pode nos ajudar a tudo isto?

Se planejamos nossas atividades, se analisamos se teremos todos os recursos para fazer determinada ação (e recursos podem ser informações, dados, produtos ou insumos), estamos fazendo nada mais do que o trabalho que um PCP faz com muito mais detalhe, com muito mais complexidade. Mas, mais uma vez, voltando ao simples… Será que temos feito isto na nossa jornada diária, ou muitas vezes começamos algo, uma tarefa qualquer e, no meio dela, percebemos que vamos ter que “segurar um pouco”, porque ainda não temos tudo para concluir… Ou seja, os gargalos da produção ou a falta de “estoque” que nos leva a diminuir a eficiência e produtividade nossa.

Quando nossa pequena loja necessita de algum insumo, alguma compra urgente, analisamos o porquê desta urgência e o custo dela, no aspecto de não ter tempo de cotar, ter que fazer uma saída exclusiva para esta compra, de não ponderar com outros possíveis fornecedores… Ou ainda quando compra itens para seu escritório tem controle do valor de sua última compra, tem estabelecido o momento ideal para comprar, sem correr o risco de faltar? 

E a importância de um bom controle de estoque, para garantir que estamos usando em nossos pacientes produtos dentro da validade, sem correr o risco de ficar gerando estoque obsoleto para nossa clínica? Na nossa casa, nossa despensa está sempre com a possibilidade de se fazer um levantamento do que se precisa comprar, ou seja, de inventário? O controle do estoque é eficaz? 

Mais ainda, na trânsito diário de cada dia, fazer a melhor rota, prever o impacto da hora do rush com as nossas saídas para resolver um problema aqui ou ali… Ou, contar com os deliveries da vida, fazer conta para saber se é vantagem ou não. O quanto esta entrega vai levar da margem do produto e como posso otimizar e melhorar. Pegar o filho na escola sem uma noção de logística pode custar mais caro do que se pensa!

Pois é, a logística está em todos estes aspectos, no dia simples do trabalhador simples, do empresário simples, com ganhos e possibilidades de retornos gigantes. É como costumamos dizer: fazer o simples é sempre mais eficiente! Que façamos da nossa vida algo mais simples e com mais logística!

 

Gustavo Delgado – Professor e consultor de logística há mais de 15 anos